Tecnologia e saúde, a combinação perfeita

Urodinâmica EM NOVA MUTUM

A urodinâmica é um exame que demonstra se a bexiga consegue ou não cumprir sua função: armazenamento e esvaziamento; e se há alguma obstrução no trato urinário baixo. (Obstrução para saída da urina). Analisa em qual porção do trato urinário está a doença que gera os sintomas do paciente. Além disso , demonstra infomações sobre a invervação da bexiga e da uretra.

Uma experiência de saúde mais humanizada

Quando está indicada?

• Sintomas como urgência.
  • Perda de urina aos esforços, freqüência urinária aumentada.
  • Incontinência urinária recidivada (que voltou), infecção urinária de repetição, sensação de resíduo na bexiga após urinar.
  • Paciente com antecedentes ginecológicos e cirurgias para tratamento de câncer.
  • Paciente submetido à radioterapia e braquiterapia.
  • Paciente com problemas na próstata.
    Todo paciente que realizará procedimento cirúrgico.
  • Prolapso(bexiga, reto ou útero caído).
  • Aumento da próstata (avalia a presença de obstrução ao fluxo urinário pela próstata, bem como a força de contração da bexiga)
  • Incontinência urinária na mulher (determina a causa exata da perda de urina: se a incontinência está associada à urgência miccional/bexiga hiperativa ou se ocorre secundariamente a esforços)
  • Incontinência urinária no homem (exemplo: incontinência urinária após cirurgia para remoção da próstata)
  • Pacientes com lesões neurológicas (“bexiga neurogênica”)
  • Crianças com meningomielocele.

Como é feita?

A urodinâmica é um exame realizado com equipamentos computadorizados que estão conectados a duas pequenas sondas previamente colocadas na uretra do paciente e outra sonda introduzida pelo ânus. Apesar de parecer desconfortável, o exame é bem tolerado e não costuma causar dor.

Para o melhor resultado do exame, é solicitado que o paciente não urine antes de realizá-lo, a fim de chegar ao consultório com a bexiga cheia. O tempo sem urinar varia de acordo com cada caso. Em alguns casos, é recomendado que o paciente faça uso de antibióticos alguns dias antes do exame.

Antes do exame, é necessário fazer um exame laboratorial de urina para identificar possíveis infecções urinárias e tratá-las, se existirem. Não há necessidade de jejum para o procedimento.

É importante quando há..

• Distúrbios da fase de armazenamento e/ou de esvaziamento da bexiga podem provocar alterações que se expressam através de sintomas como diminuição do jato urinário (jato urinário fraco), retenção urinária, micções diurnas ou noturnas frequentes, incontinência urinária (perda involuntária de urina), dor ao urinar, entre outros.
  • Em determinadas circunstâncias, a urodinâmica pode ser indicada para diagnosticar e avaliar esses distúrbios da bexiga, a fim de identificar as causas subjacentes e ajudar no tratamento adequado.

A solicitação do exame deve ser feita pelo médico, com o objetivo de determinar com maior exatidão a causa dos sintomas urinários do paciente. Deve-se ressaltar que a urodinâmica é particularmente importante para pacientes com doenças neurológicas, em especial quando há doenças da medula espinhal.

Em pacientes sem doença neurológica associada, a urodinâmica pode ser útil quando há dúvidas sobre a causa dos sintomas urinários ou quando há falha do tratamento conservador.

Urodinâmica?

FASES DO ESTUDO

Indicação para exame de urodinâmica

Existem múltiplas indicações para se estudar as pressões e fluxos urinários. As mais frequentes estão associados à:

Conheça o passo a passo do exame

Saiba como se preparar

Incontinência urinária

A perda involuntária de urina é mais comumente causada por fraqueza da musculatura que fecha a uretra (esfíncter) ou pela contração involuntária da bexiga. Estas duas patologias têm tratamentos completamente diferentes. Nestes casos o estudo urodinâmico é essencial para definir a causa da incontinência.

Bexiga neurogênICA

Sabemos que pacientes com bexigas que não contraem adequadamente podem apresentar pressões detrusoras muitos elevadas durante fase de enchimento vesical e que isto pode causas lesões renais graves. O estudo urodinâmico ajuda a identificar estes casos e monitorar o tratamento.

Obstrução urinária

Existem situações clínicas onde fica difícil diferenciar entre a obstrução urinária e bexiga que nao contrai adequadamente, pois as duas condições causam redução do fluxo urinário. Nestes casos a realização do estudo fluxo pressão ajuda a diferenciar as duas condições.

TRATAMENTO AO PACIENTE MAIS HUMANIZADO

Você pode agendar consultas para o mesmo dia ou para o dia seguinte e ser atendido pontualmente no horário marcado.”

Veja o que meus pacientes estão dizendo sobre mim: