Incontinência urinária. O que é?

drbrunomolina-urologia
drbrunomolina-urologia

                    A Incontinência urinária aos esforços é a perda de urina que ocorre quando o paciente realiza algum esforço físico que gera um aumento momentâneo da pressão abdominal, seja por esforços mínimos , como por exemplo tossir ou gargalhada ou esforços maiores como correr ou pular.

  • A doença ocorre geralmente devido a uma fraqueza nos músculos que sustentam o colo vesical e a uretra- musculatura do assoalho pélvico.
  • Ocorre, por predisposição genética , uma fraqueza nos tendões desses músculos (ligamentos) o que , com fatores predisponentes, como múltiplos partos normais por exemplo, gera uma falha nesse suporte , levando a uma hipermobilidade da bexiga e da uretra, gerando perda de urina quando o paciente realiza algum esforço físico.
  • Pode ocorrer também em homens, principalmente em pacientes que foram submetidos a cirurgias que envolvem o trato urinário como por exemplo a prostatectomia radical.

 

O diagnóstico de incontinência urinária é clínico, ou seja , pela historia do paciente e exame físico.

Pode ser realizado o exame de urodinâmica para estudo do problema causador da incontinência e prever a eficácia do tratamento proposto.

O tratamento inicial da incontinência urinária pode ser feito sem cirurgia.

Geralmente com programação do horário em que o paciente vai urinar e fisioterapia pélvica, medidas essas com bons resultados.

Há também a possibilidade de tratamento medicamentoso e cirúrgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.